Invest Santa Catarina Imóveis

Saiba mais sobre o município de Imbituba


  Dona de praias que acentuam a beleza do litoral Catarinense, Imbituba se destaca pelo forte ponto turístico e áreas naturais características da região. Localizada a 30 km de Garopaba e a 90km de Florianópolis, apresenta 9 praias majestosas, sendo uma delas a praia do Rosa, listada entre as mais famosas do país. A cidade possui cerca de 45 mil habitantes e apresenta um leque vasto quando o assunto é turismo. Colonizada também pelo povo açoriano como suas vizinhas Garopaba e Laguna, o ambiente cultural é um atrativo à parte para quem gosta de observar não somente a paisagem. 

 

  A história de Imbituba data de1622, mas a colonização e investimento na região por conta do povo vindo da Ilha dos Açores começa apenas em 1720. Chegando a Vila Nova, como assim era chamada até aquele momento Imbituba, os imigrantes portugueses, em sua maioria jovens casais, trouxeram consigo a arte da agricultura e pesca, além do sonho de transformar a região em um lar. Assim, a colonização teve seu início e prosperou ao longo dos anos. Como o mar que banha as praias de Imbituba é um berço natural das baleias francas, espécime que visita águas brasileiras no período entre julho e novembro anualmente, tornou-se comum no século XIX o comércio de óleo de baleia proveniente da caça, usado na iluminação e até mesmo construção civil. Hábito que se perdeu com o tempo, deixando hoje o habitat livre para observação.  

 

  Por conta da descoberta de jazidas de carvão no sul de Santa Catarina também no século XIX, Imbituba passou a ser ponto de escoamento do minério negro, onde foi construído um porto construído por ingleses em 1880. Mas foi em 1912 que o município teve verdadeiro crescimento econômico. Neste período, a chegada de Henrique Lage, grande empresário brasileiro da época, chega na cidade e instala diversas indústrias. Essa evolução econômica se desenrola nos investimentos feitos pela família Lage na ampliação do porto. Mesmo com o desenvolvimento econômico, a cidade teve sua primeira emancipação apenas em 1923.

 

  Com parte de sua história e desenvolvimento providos pelas águas, Imbituba não poderia deixar de ser reconhecida pela sua beleza hídrica. Ela atrai turistas em diferentes épocas do ano que são pegos pelos encantos do litoral. No entanto, a região apresenta diversos tipos de atividades para os visitantes como trilhas em dunas, lagoas e muito verde. Quem procura Imbituba acampa, aluga casa com amigos e traz a família para férias mais de uma vez. A gastronomia típica com base em frutos do mar é marca registrada da região e agrada muito os viajantes que apreciam as iguarias provindas do mar local. 

 

  Como não é novidade, a praia do Rosa, citada pelo jornal inglês The Guardian em 2015 em uma matéria com 15grandes praias do mundo, é o local mais visitado da região. Mas junto dela, existem também as praias Praia Vermelha, Praia do Luz, Barra de Ibiraquera, Praia da Ribanceira, Praia d'água, Praia do Porto, Praia da Vila e Itapirubá norte, cada qual uma delas com sua beleza e singularidade. Além disso, há a chance de observar a visita das baleias francas no período reprodutivo nos observatórios. Para fãs de esportes radicais, a Praia da Vila é o destaque quando se trata de surfe.

 

  Aos visitantes que gostam de passeios voltados ao conhecimento, existem museus que podem agregar valor a sua estadia no lugar. O Museu da Baleia Franca é um deles e mostra as peculiaridades desta espécie, além de revelar os cuidados que as instituições ligadas ao meio ambiente tem para preservar sua passagem pelas águas Catarinenses. Há também passeios relacionados ao eco turismo, que percorrem além do ambiente vasto da flora e fauna da região, a história da região mesclando diversão e aprendizado. Uma visita ao porto que praticamente destacou a história de Imbituba faz-se indispensável.

 

  Imbituba se destaca por ser um paraíso natural no sul do país reconhecido não apenas pelo seu povo. Momentos de encantos esperam cada visitante!


Compartilhe: